En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
A Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria, por vezes conhecida jocosamente pelos liberais pela Medalha da Poeira ou Medalha da Guerra da Poeira, é uma medalha comemorativa, em prata dourada, com a efígie de D. João VI de Portugal, e contendo, do outro lado a frase "Fidelidade ao Rei e à Pátria - 1823".
Esta foi concedida, em 24 Junho de 1823, como moeda de honra aos oficiais militares que participaram na Vilafrancada e que foram todos aqueles que apoiaram o infante D. Miguel na aclamação do rei seu pai, em Vila Franca de Xira, que tinha surgido como grito de revolta para que fossem restaurados os direitos de soberania da Realeza.
Dias depois um novo decreto real cria a “Medalha à Heroica Fidelidade Transmontana”, outra moeda de honra destinada a premiar os oficiais e praças dos corpos do exército que meses antes ao referido encontro e com o mesmo propósito, se tinham integrado nas tropas revoltosas de Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira, então conde de Amarante, depois elevado a marquês de Chaves.
Houve ainda outra condecoração, com a real efígie de Dom João VI, que era circulada de brilhantes e repousada em âncoras cruzadas, e que foi especialmente criada por esse monarca português para agradecer o apoio recebido das unidades navais britânicas e francesa estacionadas no rio Tejo nesses dias do refúgio naval do Rei.